Notice: WP_Scripts::localize foi chamada incorretamente. O parâmetro $l10n deve ser um array. Para passar um dado arbitrário para os scripts, use a função wp_add_inline_script() ao invés. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 5.7.0.) in /var/www/html/wp/wp-includes/functions.php on line 5535

Vitamina D pode reduzir mortes por doenças do coração e pressão alta, mostra pesquisa australiana

calendar Publicação: 17/12/2021 - Última atualização: 22/02/2022
clock 1min
Ana Araujo
Ana Araujo

Editora

Voiced by Amazon Polly

Segundo nova pesquisa da Austrália, pessoas com deficiência de vitamina D estão mais propensas a pressão alta e doenças do coração. Veja como aumentar a vitamina D no corpo

O papel da vitamina D na saúde dos ossos já é claro há algum tempo. No entanto, cientistas acabaram de confirmar que ela também tem papel fundamental para prevenir doenças do coração e pressão alta.

Pesquisadores da University of South Australia publicaram um estudo afirmando que pessoas com deficiência de vitamina D são mais propensas a sofrer de doenças cardíacas e hipertensão, em comparação àquelas com os níveis normais.

Para que se tenha ideia, os participantes com as concentrações mais baixas desse hormônio apresentaram quase o dobro de risco de doenças cardiovasculares do que os indivíduos com concentração considerada suficiente.

Este estudo — publicado no European Heart Journal — foi conduzido na Austrália. No entanto, como anda a situação no Brasil: apenas este ano, os males do coração já mataram mais de 386 mil pessoas por aqui, segundo o Cardiômetro, indicador da Sociedade Brasileira de Cardiologia. São mais de 1.100 mortes por dia, cerca de 46 por hora e 1 a cada 90 segundos, de acordo com o órgão. 

Os estudiosos estão animados com a descoberta, que pode ser a chave para derrubar as estatísticas e as mortes por doenças cardíacas. 

“Nossos resultados são animadores pois sugerem que, se conseguirmos aumentar os níveis de vitamina D de acordo com as normas, também devemos conseguir afetar as taxas de doenças cardiovasculares”, disse ao Science Daily a professora Elina Hyppönen, chefe da pesquisa.

“Entre os participantes, ao aumentar a vitamina D nos indivíduos com deficiência para níveis de pelo menos 50 nmol/L, estimamos que 4,4% de todos os casos de doenças cardiovasculares poderiam ser prevenidos”, explicou.

Anteriormente, um outro estudo — este da Universidade de Leeds, no Reino Unido —, já havia observado efeito similar. Os participantes da pesquisa que suplementaram vitamina D3 tiveram a função de bombeamento do coração melhorada de 26% para 34%.

Como aumentar a vitamina D para afastar as doenças do coração e pressão alta?

A vitamina D é conhecida como “vitamina do sol” porque a forma mais fácil de obtê-la é se expondo aos raios ultravioleta — o próprio corpo trata de produzi-la nessa situação.

No entanto, o próprio estudo aponta como isso pode ser difícil para algumas pessoas.

“Nas configurações que a deficiência severa ocorre, é muito importante ser proativo e evitar efeitos negativos no coração”, defendeu a professora Hyppönen.

Por isso, na falta de um solzinho, é hora de ajudar o corpo.

Uma das maneiras mais eficientes de fazer isso é por meio da suplementação — e aqui entra o cuidado para escolher um suplemento de vitamina D que vá, de fato, turbinar os níveis do nutriente.

Nós conhecemos uma opção que oferece 1.000% da necessidade diária de vitamina D. E a melhor parte? Ela vem com um combo de outros nutrientes que, juntos, podem auxiliar na saúde dos ossos e no funcionamento do sistema imune. É o VITADEK, do Vitaminas.com.vc.

O mais bacana é que, além das doses equilibradas de vitamina D3, ele também tem rico teor de vitamina E — um antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres —, A e D — que, por sua vez, auxiliam no funcionamento do sistema imune.

Já a vitamina K2 entra em cena para evitar o efeito deletério do cálcio (quando ele perde o “GPS” e não vai para os ossos e dentes). 

Esses nutrientes são lipossolúveis, ou seja, melhor absorvidos na presença de gordura. Por isso, a própria fórmula inclui azeite de oliva para potencializar os efeitos. A cápsula também é livre de corantes artificiais.

Talvez essa seja a oportunidade que você precisava para colher todos os benefícios da vitamina D, que não são poucos, de acordo com a ciência:

  • Fortalece os ossos;
  • blinda a imunidade;
  • protege as articulações;
  • previne o Alzheimer;
  • evita a depressão;
  • cuida do diabetes;
  • atua contra o câncer;
  • aumenta os níveis de testosterona.

Sem falar no poder contra a pressão alta e doenças do coração, como este novo estudo da Austrália mostrou.

Referências

Zhou, Ang et al. Non-linear Mendelian randomization analyses support a role for vitamin D deficiency in cardiovascular disease risk. European Heart Journal, 2021 DOI: 10.1093/eurheartj/ehab809
University of South Australia. “The sunshine vitamin that ‘D’elivers on cardio health.” ScienceDaily. ScienceDaily, 6 December 2021. 
Witte, Klaus K et al. “Effects of Vitamin D on Cardiac Function in Patients With Chronic HF: The VINDICATE Study.” Journal of the American College of Cardiology vol. 67,22 (2016): 2593-603. doi:10.1016/j.jacc.2016.03.508
Vitamina D3. infovital

Ana Araujo
Ana Araujo

Editora