Notice: WP_Scripts::localize foi chamada incorretamente. O parâmetro $l10n deve ser um array. Para passar um dado arbitrário para os scripts, use a função wp_add_inline_script() ao invés. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 5.7.0.) in /var/www/html/wp/wp-includes/functions.php on line 5535

Gastronomia brasileira: a nutrição por trás da tradição – Pequi com quinoa

calendar Publicação: 26/11/2021 - Última atualização: 26/11/2021
clock 1min
admin
admin

Voiced by Amazon Polly

Nesta terceira edição, vamos viajar para o Cerrado do país e conhecer um dos frutos mais populares da região

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, atrás apenas da Amazônia. Ele se estende por cerca de 22 milhões de quilômetros quadrados e ocupa cerca de 25% do território brasileiro. 

Conhecido como o “berço das águas”, abriga as nascentes de importantes bacias hidrográficas da América do Sul: Platina, Amazônica e São Francisco. Entre seus pontos turísticos mais recomendados, estão o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e o Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins.

Como a nossa série tem como objetivo que você conheça um prato típico de cada localidade, pedimos ao Dr. Alain Dutra, médico da Jolivi Natural Health, que nasceu em Brasília, a sugestão de um menu do Cerrado.

Ele não só indicou que você conheça o pequi, o fruto nascido e criado no Cerrado, como também compartilhou uma receita saudável com o ingrediente conterrâneo: o “risoto” de pequi com quinoa.

Pequi: já ouviu falar?

O pequi, também chamado de pequizeiro, piqui, piquiá e pequiá, é um fruto típico do Cerrado, cuja nomenclatura vem do Tupi e significa “pele espinheta”. Ele é tão brasileiro que o seu nome científico é Caryocar brasiliense. 

Embaixo da sua polpa,  há uma camada com espinhos muito finos, por isso o doutor Alain lembra que é preciso ter cuidado ao comer.

De todos os frutos do Cerrado, o pequi é o mais popular, consumido e comercializado. Por sua enorme importância para a região, comerciantes que vivem da sua venda obtém 80% da sua renda anual por conta do fruto, segundo dados do Cerratinga, iniciativa do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN).

Pequi com quinoa é saudável?

O pequi é considerado o fruto de melhor valor nutricional de todo o Cerrado, afirma o Dr. Alain.

“A polpa do pequi tem vitamina C e vitaminas A, E e carotenóides, fazendo com que o fruto seja um grande aliado no combate ao envelhecimento e na prevenção às doenças associadas à visão”, afirma o especialista.

E a quinoa, outra personagem da receita que você verá a seguir, não fica para trás. “A quinoa é rica em proteínas e fibras. Além disso, possui magnésio, ferro, potássio, cálcio e antioxidantes. A semente fornece os aminoácidos essenciais para o funcionamento do organismo”, completa o médico.

Mas como poder aproveitar o benefício desses dois ótimos ingredientes? O Dr. Alain separou uma receita especial e bastante nutritiva em cinco passos para você trazer o Cerrado para dentro de casa — ou para ficar ainda com mais vontade dessa viagem.

Modo de preparo do risoto de pequi com quinoa

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 1 cebola picada;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 3 pequis descascados;
  • 1 copo de quinoa;
  • 2 copos de água;
  • 1 colher de chá de açafrão
  • 3 colheres de sopa de leite de coco;
  • 1/3 copo de castanha de caju;
  • 1 colher de sopa de salsinha fresca picada; e 
  • sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

1- Em uma panela, esquente o azeite, adicione a cebola, o alho e os pequis;

2- Cozinhe em fogo baixo até que a cebola esteja translúcida;

3- Adicione a quinoa, mexa bem, adicione a água e aumente o fogo;

4- Quando começar a ferver, reduza para fogo baixo, tampe e deixe cozinhar por 10 a 12 minutos;

5- Adicione o restante dos ingredientes, mexa e está pronto.

*Sob supervisão de Mirela Leme

Referências:

  • Curiosidades sobre o Cerrado. World Wide Fund for Nature;
  • Biodiversidade do Cerrado. ICMBio;
  • Pequi. Cerratinga.
admin
admin