Notice: WP_Scripts::localize foi chamada incorretamente. O parâmetro $l10n deve ser um array. Para passar um dado arbitrário para os scripts, use a função wp_add_inline_script() ao invés. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 5.7.0.) in /var/www/html/wp/wp-includes/functions.php on line 5535

Jejum intermitente: como fazer? Especialista ensina primeiros passos

calendar Publicação: 03/01/2022 - Última atualização: 21/02/2022
clock 1min
Ana Araujo
Ana Araujo

Editora

Voiced by Amazon Polly

Fazer jejum intermitente não precisa ser um bicho de sete cabeças. O Dr. Wesley Schunk conta quais são os dois primeiros passos simples de seguir, descubra!

Apesar dos inúmeros benefícios, o jejum intermitente ainda enfrenta certa resistência. O motivo? É comum ligar o hábito a algo muito difícil de colocar em prática: imagine só passar fome?

Isso só acontece quando se faz jejum intermitente da forma errada, garante o Dr. Wesley Schunk. Segundo o médico autoridade no assunto, fazendo direitinho, nada disso acontece.

“Você programa um tempo no qual vai jejuar, e é aqui que seu corpo vai desintoxicar e descansar: quando ele se abstém de calorias. Mas tudo bem consumir bebidas não calóricas, como água, café e chá sem açúcar ou adoçante”, explica o médico.

Aliás, é fundamental manter a hidratação em dia. Mas essa é apenas uma das dicas para quem quer começar a fazer jejum intermitente. A seguir, veja outros dois truques fundamentais para que a prática faça seu trabalho no corpo — claro, sem passar fome.

Como fazer jejum intermitente?

Dica 1: limpe a despensa

Para o médico, essa é uma ótima forma de começar devagar, sem mudanças abruptas na rotina. Faça um trato consigo mesmo: a partir de hoje, aqui não entrarão alimentos ultraprocessados, bolachas e biscoitos, macarrão instantâneo e outros do gênero.

“Se você tem um biscoito ou refrigerante, na hora que tiver fome, você vai comer esses alimentos porque eles liberam dopamina — e o cérebro de quem está acostumado com uma alimentação cheia de doces e ultraprocessados está viciado nesses alimentos. E a indústria sabe disso”, alerta.

Dica 2: vá ao mercado com a estratégia certa

Não seja essa pessoa!

Com a despensa limpa de tentações, é preciso abastecê-la com alimentos que trarão benefícios ao corpo de verdade. Por isso, é fundamental ir às compras com essa mentalidade.

“Você vai ficar entre o açougue e o hortifruti para garantir que irá comer comida de verdade. Descasque mais, desembale menos. Você vai comer comida de verdade: hortaliças, frutas, verduras, carne, frango, peixe e ovos”, diz ele.

Para quem for vegetariano ou vegano, basta adaptar o cardápio para suas necessidades. O foco, segundo o médico, deve ser deixar os produtos alimentícios de lado e investir em alimentos de verdade.

Esse é apenas o começo do método que ajuda não apenas a emagrecer de forma definitiva mas, também, derrubar vilões da saúde, como diabetes e hipertensão.

O jejum intermitente não precisa ser um bicho de sete cabeças: basta ter orientação para fazer as escolhas certas. 

O Dr. Wesley Schunk irá revelar os segredos do jejum intermitente em uma live exclusiva: veja aqui como assistir.

Ana Araujo
Ana Araujo

Editora