Notice: WP_Scripts::localize foi chamada incorretamente. O parâmetro $l10n deve ser um array. Para passar um dado arbitrário para os scripts, use a função wp_add_inline_script() ao invés. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 5.7.0.) in /var/www/html/wp/wp-includes/functions.php on line 5535

Chá para diabetes: conheça a poderosa ‘insulina vegetal’

calendar Publicação: 06/12/2021 - Última atualização: 15/03/2022
clock 1min
Ana Araujo
Ana Araujo

Editora

Voiced by Amazon Polly

Estudos da USP e Unesp apontam que esta planta pode derrubar o diabetes — e sem o uso de remédios. Saiba qual é e como obter a receita do chá para diabetes

Receber o diagnóstico de diabetes, para muitos, é quase uma sentença de morte: como conviver com uma doença que, até então, era tida como algo sem cura? Até então. 

Nos últimos anos, diversos pesquisadores vêm se debruçando sobre a chamada “insulina vegetal”: um chá para diabetes que, provavelmente, você já ouviu sua mãe ou avó falando sobre. 

Essa planta já vem sendo usada popularmente como diurético, anti-inflamatório, anticaspa e até para limpar feridas. Mais recentemente, ela vem sendo analisada até mesmo por estudiosos da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de São Paulo (Unesp)

A ciência por trás do chá para diabetes

O estudo, publicado na revista científica Journal of Ethnopharmacology, analisou os efeitos da Bauhinia forficata em ratos diabéticos. O resultado: um menor nível de glicemia em jejum e a glicosúria (presença de açúcar na urina) em apenas um mês.

Mais tarde, essa planta foi testada em humanos — desta vez por pesquisadores chilenos, com os resultados publicados no periódico Journal of Medicinal Food. Os efeitos observados foram tão animadores quanto, com a “insulina vegetal” sendo indicada para ajudar a melhorar o perfil de triglicérides dos pacientes.

Tudo isso sem nenhum efeito colateral, como costuma acontecer com remédios — ânsia de vômito, diarreia, fadiga, perda de apetite e dor abdominal são apenas alguns dos efeitos adversos relatados por quem toma alguns remédios para diabetes.

Essa solução não é amplamente divulgada, uma vez que a indústria farmacêutica lucra milhões por ano com a venda de medicamentos e insulina. Apesar do lobby, a doença só aumenta no mundo: nos últimos dois anos, houve crescimento de 16% na população com diabetes ao redor do globo, segundo a Federação Internacional de Diabetes.

Como tomar o chá para diabetes?

Imagine só ter a chance de controlar a glicemia naturalmente e ouvir do médico que pode até reduzir a quantidade de remédios e de aplicações de insulina?

Essa é apenas uma das soluções disponíveis na natureza. Também é possível encontrar soluções naturais para artrite, insônia, perda de memória, pressão alta, dor crônica, ansiedade, depressão, refluxo, baixa testosterona, problemas na próstata e muitos outros.

A sabedoria popular diz que, para cada doença, existe uma planta. De fato, estes poderosos agentes da natureza podem prevenir, combater e, em alguns casos, até reverter os sintomas de males conhecidos — o diabetes é apenas um deles.

Existe um livro que reúne essas soluções 100% naturais — e ele não está à venda em nenhuma livraria. É o “De A a Z: a Enciclopédia das Plantas Medicinais”, que conta com mais de 400 páginas com toda variedade de plantas medicinais que você pode usar na sua casa de forma simples, rápida e segura. 

A receita do chá para diabetes está na página 301, que mostra onde encontrar e como usar a insulina vegetal do jeito certo. Essa enciclopédia também conta com:

  • A bebida simples que, tomada do jeito certo, pode reforçar suas conexões nervosas e combater o Alzheimer (página 80);
  • a erva recém-liberada pela Anvisa que pode aliviar os sintomas do câncer (página 99);
  • o chá que pode reduzir as células cancerosas na mama e na próstata (página 168);
  • a erva nativa dos Andes e abundante no Brasil que é um potente antidepressivo natural (Página 48)
  • e muito mais, tudo baseado em estudos conduzidos por instituições de respeito, como Unicamp e Unifesp.

Ele é um presente enviado gratuitamente para os assinantes da série mensal Plantas & Bem-Estar. Nela, a nutricionista Lara Gabriela Cerqueira ensina todo mês a usar as plantas medicinais para cuidar da saúde. 

Lara Gabriela Cerqueira é professora, palestrante e nutricionista formada pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional e em Fitoterapia.

Ou seja, além de receber gratuitamente em sua casa um exemplar do livro De A a Z: a Enciclopédia das Plantas Medicinais, você ainda contará com os conselhos valiosos da professora Lara Gabriela, sem falar em outros conteúdos exclusivos. 

Referências

Córdova Mariángel, Pía et al. “Effects of Bauhinia forficata Link Tea on Lipid Profile in Diabetic Patients.” Journal of medicinal food vol. 22,3 (2019): 321-323. doi:10.1089/jmf.2018.0111
M. T. Pepato et al. “Anti-diabetic activity of Bauhinia forficata decoction in streptozotocin-diabetic rats”. Journal of Ethnopharmacology vol 81 (2002): 191-197. doi.org/10.1016/S0378-8741(02)00075-2.
Diabetes aumentou 16% na população mundial nos últimos dois anos. CNN Brasil.

Ana Araujo
Ana Araujo

Editora