Notice: WP_Scripts::localize foi chamada incorretamente. O parâmetro $l10n deve ser um array. Para passar um dado arbitrário para os scripts, use a função wp_add_inline_script() ao invés. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 5.7.0.) in /var/www/html/wp/wp-includes/functions.php on line 5535

Café é bom para a saúde? #FATO ou #BOATO

calendar Publicação: 08/12/2021 - Última atualização: 02/03/2022
clock 1min
admin
admin

Voiced by Amazon Polly

Bebida muito consumida no Brasil e no mundo, o café apresenta muitas vantagens para a saúde, mas é necessário tomar alguns cuidados. O infovital explica quais

Apenas a água é mais consumida do que o café entre os brasileiros quando o assunto é bebida. De acordo com dados da Euromonitor International, no ano de 2020 cada brasileiro consumiu 826 xícaras de café. Além disso, somos o maior produtor de café do mundo e o segundo maior mercado consumidor.

Com toda essa popularidade, é comum surgirem questionamentos se a bebida faz bem para a saúde e a resposta é: sim. Além de te ajudar a se manter acordado no trabalho, o café também pode prevenir doenças e até melhorar a memória. O infovital esclarece essas dúvidas em mais uma edição de fato ou boato.

1 – A cafeína faz mal para a saúde?

#BOATO

Uma das principais dúvidas em relação ao café é se a cafeína faz mal para a saúde. Segundo o Dr. Wilson Rondó Jr., especialista da Jolivi Natural Health, a substância presente na bebida é benéfica para o nosso corpo, inclusive para o coração, protegendo e reparando os músculos cardíacos.

Um estudo brasileiro publicado em 2018 no Journal of the American Heart Association, avaliou que os participantes que tomavam três xícaras de café por dia, reduziam em 67% a calcificação ou endurecimento das artérias coronárias. O que importa é a quantidade de café que você toma por dia.

2 – O café pode prevenir doenças?

#FATO

O café pode ajudar bastante na nossa performance cognitiva, segundo a nutricionista Lara Gabriela, especialista da Jolivi Natural Health. Em sua série mensal Plantas & Bem-estar, ela conta que a bebida promove mais energia, capacidade de concentração e diminuição da sonolência. 

Um estudo chinês publicado recentemente indicou que o café pode reduzir o risco de Alzheimer e AVC. Lara acrescenta que a bebida também pode prevenir o Parkinson, já que a doença é causada por uma intensa diminuição da dopamina, enquanto o café aumenta a produção dessa substância.

3 – É importante adoçar o café da maneira correta?

#FATO

Grande parte dos brasileiros adoça o café com açúcar, o que pode ser prejudicial à saúde, já que o ingrediente favorece o diabetes e a obesidade, entre outros problemas. Lara Gabriela acrescenta que nossas papilas gustativas são sensíveis a estímulos, o que pode fazer o nosso paladar se acostumar com o açúcar.

Para substituí-lo, a nutricionista recomenda colocar uma pitada de canela na bebida, já que a especiaria é termogênica e pode acelerar o metabolismo, além de trazer um sabor especial à bebida.

4- É preciso tomar cuidado com as cápsulas de café?

#FATO

Pela praticidade, muitas pessoas optam por consumir o café por meio das máquinas que tiram a bebida através de cápsulas. Mas a nutricionista alerta que esses produtos são feitos de alumínio e plástico e podem liberar substâncias tóxicas sob pressão, prejudicando principalmente o nosso cérebro.

5- Não há um limite de café que pode ser consumido diariamente?

#BOATO

O mesmo estudo chinês que indicou efeitos positivos do café para prevenir o Alzheimer e outras doenças, também alerta que o limite de xícaras de café por dia deve ser cinco. Passando disso, podem surgir problemas cardiovasculares, de acordo com os pesquisadores. 

Lara Gabriela também pondera que, se não ultrapassar esse limite, pacientes hipertensos podem controlar o problema. Ela também recomenda que pessoas com ansiedade aguda, sensibilidade à cafeína, ou mulheres na menopausa, devem perguntar ao médico sobre a quantidade e uso do café.

*Sob supervisão de Mirela Leme

Referências:

admin
admin