Notice: WP_Scripts::localize foi chamada incorretamente. O parâmetro $l10n deve ser um array. Para passar um dado arbitrário para os scripts, use a função wp_add_inline_script() ao invés. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 5.7.0.) in /var/www/html/wp/wp-includes/functions.php on line 5535

AVC e infarto: como fugir destes 5 gatilhos surpreendentes

calendar Publicação: 03/12/2021 - Última atualização: 15/03/2022
clock 1min
Ana Araujo
Ana Araujo

Editora

Voiced by Amazon Polly

Ninguém conta quais são estas causas surpreendentes de AVC e infartos O Dr. Naif Thadeu revela quais são e como escapar deles, confira!

Enquanto você lê a abertura dessa matéria, uma pessoa morre por uma doença cardiovascular no Brasil, como AVC ou infarto. Precisamente, é uma vida perdida a cada 90 segundos — mais de 317 mil só este ano, segundo o Cardiômetro, indicador criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Diante do volume de mortes, a medicina se debruça há tempos sobre o que causa tanto estrago. Seria o excesso de sal na dieta? As gordurinhas da carne do churrasco de fim de semana? Quem sabe o colesterol alto?

Para o Dr. Naif Thadeu, médico cirurgião e nutrólogo com mais de 44 anos de experiência, não é nada disso. Doenças como AVC e infarto teriam outros cinco gatilhos misteriosos. Eles podem ser surpreendentes. Confira a seguir:

Gatilho para AVC e infarto 1: estatinas e outras drogas 

“Elas têm efeitos colaterais perigosos, incluindo o enfraquecimento do seu coração, podendo até, em alguns casos, levar a ataques cardíacos fatais”, alerta o Dr. Naif Thadeu.

Isso porque o colesterol — que, até então, é tido por muitos como vilão — é necessário para uma série de funções no organismo, incluindo participar da composição das células do corpo, produção da bile (que regula a digestão), revestimento dos neurônios e até mesmo produção de vitamina D e hormônios sexuais.

“Todas essas funções são extremamente importantes para uma boa saúde. É por isso que baixar o seu colesterol com estatinas pode prejudicar o seu corpo e até te matar”, justifica. 

Além disso, as estatinas reduzem a coenzima Q10, nutriente responsável pela geração de energia para todos os músculos — inclusive o coração. Sem energia, o órgão acaba fraco, assim como os demais músculos do corpo.

“Então, por que falar para as pessoas baixarem o colesterol, mesmo ele sendo vital para o corpo? Por que empurrar as estatinas para as pessoas mesmo com tantos riscos? A resposta, imagino que você já saiba: é o lucro que está guiando as recomendações… não a sua saúde”, afirma o médico.

Na lista de medicamentos perigosos, o Dr. Naif Thadeu também inclui uma popular droga para hipotiroidismo, um remédio da classe dos omeprazois para refluxo e as duas famosas pílulas para disfunção erétil, que podem estar associadas a batidas irregulares do coração, derrame e até morte súbita.

Gatilho para AVC e infarto 2: LDL Oxidado

Em si, o LDL — chamado por aí de “colesterol ruim” — não causa doenças cardíacas. De acordo com o Dr. Naif Thadeu, o corpo abriga 11 tipos de colesterol LDL, e apenas dois deles são nocivos.

O motivo: eles são propensos à oxidação. “Quando isso acontece, essas partículas se tornam pegajosas e podem parar em algum revestimento da artéria, interrompendo seu fluxo sanguíneo”, conta.

Por isso, o médico é categórico em dizer que o X da questão não é o LDL em si, mas a oxidação.

“São inúmeros fatores que contribuem com essa oxidação, que vão de maus hábitos, como tabagismo, e doenças, caso do diabetes, até deficiências hormonais”.

O plano é evitar a oxidação. O médico ensina como no no Guia Anti-Infarto, que você verá como ter acesso mais adiante.

Gatilho para AVC e infarto 3: inflamação crônica

Se, de um lado, a inflamação é uma reação natural do corpo para curar uma ferida, do outro, ela se torna uma grande inimiga da saúde quando persiste no corpo. 

O corpo pode ficar cronicamente inflamado por fatores internos e externos, como carboidratos processados, poluição, estresse crônico, químicos tóxicos e até mesmo excesso de ômega 6. 

O resultado dessa ação aparece das piores formas possíveis. Um estudo do Center for Molecular Imaging Research descobriu que a inflamação leva ao acúmulo de cálcio nas artérias, tornando-as menos flexíveis e, consequentemente, menos eficientes.

“Por que falar para as pessoas baixarem o colesterol, mesmo ele sendo vital para o corpo? Por que empurrar as estatinas para as pessoas mesmo com tantos riscos?” — Dr. Naif Thadeu

Além disso, inflamação gera radicais livres. “Eles como balas perdidas que ficam soltas dentro de seu corpo, danificando tudo o que aparece pelo caminho”, resume o Dr. Naif Thadeu. 

Conforme envelhecemos, o corpo perde os meios para combater esses vilões — e eles ficam livres para fazer o estrago em diversos lugares, inclusive no sistema cardiovascular. Eles também são responsáveis por oxidar as partículas de LDL, causando o efeito descrito anteriormente.

Gatilho para AVC e infarto 4: deficiência ou desequilíbrio hormonal

Hormônios são substâncias que correm o corpo cuja função é regular as funções fisiológicas — e isso inclui a cardíaca.

“Para manter o equilíbrio do seu corpo e se proteger de ataques cardíacos e derrames, é necessário equilibrar e reabastecer seus hormônios a níveis mais jovens”, defende o Dr. Naif Thadeu.

Um exemplo de hormônio essencial para a saúde do coração é a melatonina, que é um poderoso antioxidante e tem ação protetora sobre o órgão. 

Como fazer isso? Essa é mais uma das lições do Guia Anti-Infarto.

Gatilho para AVC e infarto 5: a placa instável

De acordo com o médico, infartos fulminantes e AVCs inesperados são quase sempre causados por “placas instáveis” — placas que se rompem mais facilmente, formando grandes coágulos.

“Esses coágulos podem bloquear uma artéria principal que leva ao seu coração, desencadeando um ataque cardíaco. Ou ainda bloquear a artéria carótida que leva ao cérebro, causando um derrame”, alerta.

Por isso, é necessário saber se o seu corpo esconde esta verdadeira bomba-relógio. 

“Se você tem uma placa instável, é possível eliminar o que está causando a formação dela. E você pode também estabilizar a placa com alimentos específicos e nutrientes que promovem o crescimento de colágeno.  são elementos anti-inflamatórios e também ricos em antioxidantes.”

Como descobrir e corrigir essa questão? Essas são apenas algumas das valiosas lições do Dr. Naif Thadeu no Guia Anti-Infarto. Nele, você irá descobrir como:

  • Se livrar dos efeitos colaterais das estatinas;
  • evitar a oxidação do colesterol LDL;
  • acabar com a inflamação crônica;
  • reequilibrar seus hormônios; e
  • se livrar de um infarto ou um AVC.

Além de outras dicas, como:

  • As 4 substâncias mais poderosas e seguras que a estatina;
  • os verdadeiros indicadores da saúde do seu coração;
  • os 7 segredos para desentupir e proteger suas artérias
  • o mineral que salva o seu coração;
  • os 3 alimentos Anti-infarto;
  • os 5 elementos secretos que derrubam sua pressão.

O Guia Anti-Infarto está disponível gratuitamente para os assinantes da série mensal Verdades Médicas, que é uma espécie de enciclopédia virtual da saúde natural que desvenda todos os mitos da indústria farmacêutica.

Ana Araujo
Ana Araujo

Editora